"Vida e opinião de uma mulher de fases"

16 fevereiro 2013

10 coisas para pensar antes de ter um animal

A decisão de ter um animal de estimação é algo muito sério que jamais deveria ser tomada sem antes avaliar os pros e contras, pois é uma vida que esta em jogo. Pensando nisso, resolvi trazer esse post com as 10 coisas a pensar antes de decidir comprar ou adotar um bichinho:

pense bem antes de ter um animal de estimação

1. Animal não é brinquedo nem presente! Se você pensa em comprar um para o seu filho brincar com ele, você esta cometendo um erro. Todos sabemos o que acontece com um brinquedo quando ele é velho e os animais são seres vivos, tem sentimentos e necessidades. Além disso dar um animal de presente pra alguém significa confiar a esta pessoa uma responsabilidade que talvez ela não esteja pronta para assumir.

2. Vivem muitos anos. A média de vida de um cachorro é de 10 a 20 anos e de 15 anos para um gato. Ou seja, se você esta pensando em ter um bichinho, deve considerar uma responsabilidade para mais de 10 anos e não só para o momento. Isso inclui: mudanças de casa, formar uma família, divórcio, perder emprego e todo e qualquer tipo de imprevisto.

3. São completamente dependentes. Se você viaja muito, deve considerar levá-lo com você ou pagar alguém pra cuidar dele enquanto você esta fora. Você sempre tem que estar atento, se ele tem comida, água,  se ele está bem, onde ele está, o que está fazendo, dia do banho, horário de dar o remédio etc.
transporte cachorro

4. O gasto não é só com a compra. Ainda que você adote, terá que gastar com comida, veterinário, vacinas, remédios (em caso de doença), alguns animais tem alergias, tumores, e você terá que dar conta de tudo. Se você adota ou compra um filhote, tenha em conta que o primeiro ano são só gastos, muitas vacinas e idas ao veterinário. 

5. Eles crescem! Um animal não será aquele filhotinho "engraçadinho" pra sempre! Ele crescerá e um dia chegará a velhice, a qual normalmente pode ser como ou pior que o primeiro ano de vida, muitas idas ao veterinário, remédios e etc. 

6. Um animal precisa fazer exercício. Ainda que você tenha um quintal enorme, o bichinho precisa sair, de pequeno ou grande porte, todos precisam fazer alguma atividade ou podem entrar em depressão e até mesmo se tornarem agressivos.

animal exercício fisico

7. Precisam de espaço, tanto para brincar, como para dormir, e para fazer as necessidades deles. Sim, os animais, fazem xixi e coco e você terá que limpar.

8. Sua responsabilidade aumenta em todos os sentidos. Além de cuidar do bem-estar do bichinho, você terá que zelar pelos seus vizinhos. O bichinho é sua responsabilidade e você irá arcar com as consequências em caso de fuga ou agressão.

9. São como crianças, sujam a casa, se sujam, te sujam, fazem bagunça, quebram coisas, comem as plantas, etc. Animais soltam pelo, vomitam, fazem coco e podem destruir as suas coisas. Eles fazem barulho, se não esta preparado para os latidos, uivados, miados, reclamação de vizinho etc, não tenha um animal.

travesseiro rasgado gato

10. O cio pode ser um problema. Se sua fêmea não está operada, provavelmente, algum macho virá atrás dela, ou se o seu macho não esta castrado existe uma grande possibilidade dele fugir em época de cio, e todos sabemos o que isso pode gerar: filhotes.  Por isso você terá que prestar atenção a essa época ou operá-la, caso você tenha uma fêmea, e se tiver macho, sempre manter os portões fechados, ou castrá-lo.

coelho, furão, periquito, peixe



Enfim, animais de estimação dão trabalho, seja um gato, um cachorro, um passarinho, filhote, fêmea, macho, etc,  você é responsável pelo bem-estar dele. É praticamente um casamento: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Se não está preparado para ser responsável por outra vida, não pegue um animal para cuidar. Mas se você ama animais, assim como eu, e tem certeza que está preparado para dar esse passo tão importante, vá em frente. Adotar ou comprar, seja qual for o seu parecer, atue com responsabilidade!

4 comentários:

  1. Ter qualquer tipo de animal em casa gera muito trabalho.Tenho um cão da raça pincher tamanho zero. Ele é muito pequeno, parece um ratinho, mas mesmo assim, a responsabilidade é enorme, É de uma vida tenho que cuidar. Ele vai sentir fome, frio, medo, vai ter carência de alguém brincar com ele, pode adoecer, enfim, deve-se estar preparado para se ter um bichinho em casa, pois ele, querendo ou não, vai se tornar um membro da família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Thais! É outra vida que tememos de cuidar, independente do tamanho, né?!
      Beijinhos!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...