"Vida e opinião de uma mulher de fases"

15 setembro 2013

Não cometa esses erros no seu blog!

Oi femininas, tudo bom?
A saga continua! E hoje eu vim aqui para falar de outras coisas que me fazem sair correndo de um blog. (Lembrando que todos os itens são citados desde o meu ponto de vista e você pode não estar de acordo com algum ponto.)

melhorar blog, ganhar leitores

9. Erros de ortografia: sei que ninguém é perfeito e que todo mundo erra, mas alguns blogs chegam a ser ridículos de tantos erros que possuem. "Aqueli testo qui é isncrito asim" ninguém quer ler. Se vocês analisarem todos os textos aqui do blog, provavelmente encontraram alguma falha, mas não é aquela coisa que a cada dez palavras, nove estão escritas incorretamente. Quando um texto tem muitos erros de ortografia isso acaba por distrair o leitor que passa a prestar mais atenção em corrigir as falhas, que no conteúdo do seu post.
  • solução: use o corretor automático do Blogger, ou o do Word, ou busque a palavra da qual você tem dúvidas no Google. Essas são as técnicas que eu uso, além de usar o Conjuga-me para conjugar verbos que eu não sei ou tenho alguma dúvida, eu também tenho nos meus preferidos a página Sinônimos que dá sugestões de palavras com o mesmo significado.

10. Falta de contraste nas cores (fundo escuro e letra escura ou fundo claro e letra clara): é horrível entrar em um blog e não conseguir ler o texto, porque a letra está quase da mesma cor que o fundo, exemplo "Oi gente, hoje eu vim falar sobre a anorexia". As vezes o conteúdo é super interessante, mas a leitura é tão cansativa que dificilmente o leitor terminará de ler o texto, além de não retornar ao seu blog nunca mais.
  • solução: elija uma cor para a fonte totalmente oposta a cor do fundo. Exemplo: se a letra é escura, o fundo deve claro e se a letra é clara o fundo deve ser escuro.

11. Música automática: simplesmente odeio! Primeiro porque deixa o blog super pesado, segundo pelo susto que, as vezes, dá e terceiro porque é cansativo. Quando entro em um blog e começa a tocar uma música pode acontecer duas coisas: ou eu gosto da música e me distraio com ela, e não consigo ler direito o post; ou eu odeio a música e leio o post já sem nenhuma motivação. O resultado é que eu não volto no blog!


  • solução: se você quer tanto compartilhar seu gosto musical, você pode adicionar uma playlist (NÃO automática) no blog e se o leitor quiser ouvir é só ele clicar. 

12. Seleção de texto bloqueado: sei que muita gente faz isso para evitar cópias, mas acho que tem muitos leitores, que como eu, gostam de acompanhar o post selecionando uma parte, para não se perder na leitura. Eu faço muito isso, ainda mais se o texto for grande.
  • solução: use o Creative Commons para registrar os seus direitos autoriais e o Copyscape para rastrear os copiões. Lembre-se sempre de denunciar para o Google, os blogs que copiam o seu trabalho. 

Veja os posts anteriores dessa saga e descubra outros erros comuns e como solucioná-los:

Seguindo essas dicas, você só tem a ganhar, já que um blog limpo e organizado atrai mais leitores e o que é melhor: transforma visitantes em leitores fiéis.

Femininas, aí estão outras coisinhas que eu detesto em blogs. Vocês tem alguma sugestão? 
Besitos!

27 comentários:

  1. Concordo com tudo!
    A primeira coisa que eu reparo em um blog são os erros, como vc disse ninguém é perfeito, mas existem coisas absurdas demais.
    Odeio música, odeio!
    Essa parte de bloquear o texto eu achei interessante, porque tive que fazer no meu blog e não sabia que isso pode ser mudado, pois não estava dando conta do pessoal copiar meu texto e ainda pedir pra seguir, quando eu ia retribuir dava de cara com coisas que eu digitei. #Vontadedematar! Argg...

    ansiedadefeminina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anny, pois é a parte de bloquear o texto é complicada mesmo, vi gente pegando parte dos meus textos e colocando no face como status, e sem nem dar créditos ou pelo menos comentar no meu post! É algo sem noção, acho que eu já peguei textos pela net e coloquei como status, mas depois que comecei com o Pf vi o quão chato é o plagio para quem cria conteúdo.

      Com relação a plagiar do meu blog para outros eu nunca vi, se eu ver eu falo com a dona do tal blog e se ela não mudar eu faço uma listinha negra aqui para envergonhar quem copiou.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Ai, verdade, o pior pra mim são os erros de ortografia, reparo muito! Acho que um ou outro passa despercebido, mas tem coisas que necessitam de revisão para não parecer que você não sabe nada de escrita, rs.

    http://poeiradebau.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também reparo muito em erros ortográficos, algumas coisas posso até relevar, porque não sou perfeita, mas outras são absurdas!


      Beijinhos Larissa!

      Excluir
  3. Nossa, voce disse tudo! Tem nada pior que blogs desse tipo! A questao da musica ainda complica quando voce abre o blog no trabalho por exemplo, um horror! kkk
    Beijos =]
    Ps: me desculpe a falta de acento =/
    http://blogdafrancoise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francoise, aí complica mesmo rrsrs, e quando levamos um susto quando estamos com o fone?!
      Odeio música automática em blogs!
      Beijos!

      Excluir
  4. Realmente, música automática me incomoda um pouco e as vezes você está com o fone de ouvido e o volume está bem alto. Isso sempre acontece comigo hahaha.

    http://heaserty.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Laís, hahah acabei de comentar isso do fone coma a Francoise no comentário de cima, e é horrível mesmo, odeio levar susto kkk

      Beijinhos flor!

      Excluir
  5. Que dicas MARAVILHOSAS, confesso que no meu blog a seleção de texto é bloqueada, justamente por causa dos plágios que eram frequentes, mas não conhecia essa ferramenta para rastrear as cópias. Vou fica mais atenta a esses detalhes, principalmente no registro de direitos autorais. Muito obrigado por compartilhar dicas preciosas *_* adorei

    Beijão e um ótimo inicio de semana pra você.

    Opinando Moda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jana, eu sei, eu sofro tentando seguir seus posts sem o selecionador rsrsr, mas o seu blog é ótimo e compensa!
      Eu acho essas ferramentas que usei ótimas, e se já te plagiaram o rastreio serve para você encontrar mais rapidamente quem anda te copiando.

      Beijinhos flor, ótima semana para você também!

      Excluir
  6. Ótimas dicas Ludi. Já providenciei agora mesmo no Creative Commons.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Lulu, amo saber que meus posts ajudam vocês de alguma forma!

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Ótimas dicas! É sempre bom ficar alerta pra não cometer esses errinhos ^^
    Beijo

    marinaalessandra.blogspot.com
    @mariinaale

    ResponderExcluir
  8. Tudo isso é muito chato mesmo. Música automática é ruim demais principalmente se estamos num ambiente que não se pode fazer barulho. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Adriana, obrigada por comentar e visitar o Pf!
      Beijinhos!

      Excluir
  9. as musicas detesto! levo cada susto sem contar que não é em todo lugarque se pode abrir, eu logo acabo desistindo

    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também já desisti de visitar muitos blogs quando eles demoram a abrir, é muito chato isso.
      Obrigada pela visita Erika!
      Beijos!

      Excluir
  10. Super dicas, amei!
    Beijos,
    http://andrezacristinaoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi linda,adorei o post,também não gosto de música automática em blogs ,já levei vários sustos em blog com músicas pesadas,acho melhor dividir as músicas que gosta com seus leitores através de um post de playlist do mês ou do momento,por que cada pessoa tem seu gosto né. bjs!!!
    http://blogdonadecasatambemsearruma.blogspot.com.br/
    http://deusguianossospassos.blogspot.com.br/
    http://literalmentelivrosefilmes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, porque gosto musical é complicado mesmo!

      beijinhos!

      Excluir
  12. adorei as dicas eu mesma já arrei uma palavrinha e meu amigo me aviso e imediatamente fui corrigir e musicas automáticas eu tbm detesto rs
    ameeei seu blog e já estou seguindo.
    beijos
    Se puder curti nossa fan page (retribuo)
    https://www.facebook.com/delirantemundo
    blog: http://delirantemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana, é normal errar, o problema é que quando não nos preocupamos em corrigir ou buscar melhorar nossa forma de escrever.

      Beijos!

      www.prioridadesfemininas.com

      Excluir
  13. Concordo plenamente com tudo que você disse! Musica automática e erros ortográficos são a pior coisa do mundo.
    Ah e olha a coincidência, eu também sou de Minas e moro em Barcelona haha, que mundo pequeno ein?
    Deixo aqui o link do meu blog pra quem quiser dar uma olhadinha
    bananna-pancakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, que coincidência mesmo, viu?! De onde você é de Minas?
      Beijos!

      Excluir
    2. Sou de BH, mas to aqui há 1 ano ja :)

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...