"Vida e opinião de uma mulher de fases"

10 janeiro 2014

Nem só de elogios vive um blog!

"Sem liberdade de criticar, não existe elogio sincero.(Pierre Beaumarchais) 
notebook mãos

Oi femininas, tudo bom? Já faz algum tempo que queria fazer este post, já até falei sobre isso em outros post, mas decidi fazer um só para esse tema. Antes de tudo, quero explicar que:
  • uma crítica construtiva é aquela que você faz com a intenção de identificar o problema e ajudar, auxiliar, dar uma opção de solução para o mesmo.
  • já uma crítica destrutiva só tem a intenção de desfazer, ridicularizar, falar mal, sem nenhum intuito de agregar uma solução.
E para explicar mais ainda, darei um exemplo das duas críticas, com dois comentários (que inventei agora) sobre um post de look:
  • Construtiva: "Oi Fulana, gostei muito do seu look, a saia é linda e combinou muito com a blusa, porém acho que com um sapato de salto ficaria melhor que com um tênis."
  • Destrutiva: "Nossa, que horror esse look, povo pobre, sem noção, que não sabe nem combinar roupa e acha que pode ter um blog!"

Pessoas que não sabem receber críticas

Bem no comecinho do ano passado, eu visitei um blog e fui ler um post sobre um tema bem interessante, porém quando cheguei ao final dele, não sabia nem o que a menina realmente tinha dito, devido as faltas de ortografias, que eram muitas (de cada 10 palavras, 7 estavam mal escritas). Então eu fui nos comentários e disse à ela que o tema era muito interessante mas que o texto dela tinha muitos erros e isso poderia desviar a atenção dos leitores. E foi essa a resposta que ela me deu:


Clique na imagem, caso não consiga ler
Porque eu não publiquei a crítica dela? Porque não foi construtiva e sim destrutiva, a "blogueira", ao invés de pegar a minha crítica e tentar crescer e melhorar, ficou doída e veio me insultar e eu nunca mais voltei no blog dela. Quando eu comento em um blog, eu comento como leitora e não como blogueira e se eu digo que não gostei de algo, o mínimo que a blogueira deveria fazer era respeitar minha opinião e tentar ver o que ela pode mudar para melhorar o blog dela, para as leitoras. 

A gente já não pode dizer o que pensa, tem que ficar mentindo e "lambendo o chão" para as blogueiras, eu não estou dizendo que devemos sair por aí criticando tudo, claro que temos que ter modos para falar as coisas, principalmente quando são críticas. Chegamos à um ponto em que as pessoas indicam coisas como: "Se não gostou do primeiro post passa pra outro, mas não critica não!". Sério?! Eu como blogueira gosto quando alguém me dá uma opinião sincera e ainda uma dica de como melhorar, mas parece que o resto só quer saber de elogios, de falsa simpatia e eu me pergunto "Pra que? E por quê?" e a única resposta que encontro é: "Para se achar e para ter um monte de comentários de supostas fãs".

Esse tipo de coisa já vem me incomodando desde que criei o Pf e isso também me desanima muito na hora de comentar em alguns blogs, já que as pessoas estão tão acostumadas à ouvir elogios que eu não sei se elas levariam à mal uma crítica construtiva. Eu acredito que sim é possível criticar sem faltar ao respeito, eu ainda acho que um comentário sincero vale mais que mil elogios falsos.

Outros posts relacionados: 

OBS: quero deixar claro que eu não me acho a dona da razão, que eu sei que não sou perfeita e pode ser que muita gente não concorde com esse post, ainda assim, sintam-se livres para dar a opinião de vocês aqui no Pf, para fazer um comentário sincero e para críticas construtivas.

Se você leu esse post até o final, obrigada pela atenção!
Besitos!

24 comentários:

  1. Como vc disse existem críticas e 'críticas' e tem pessoas que fazem com a intenção de machucar mesmo, é impressionante como tem gente que pq está atrás de um computador se acha dona do mundo.
    Eu evito criticar as pessoas pq elas não entendem, como o que aconteceu com vc. Achei ridículo o que a tal fez.
    É tudo é uma questão de abordagem, bom senso e educação, creio que se for feito dessa maneira, a pessoa pode até entender, mas a maioria não.
    Eu não publico comentários maldosos por acho q a pessoas tem que me respeitar e em respeito as leitoras também, ninguém é obrigado a ficar lendo algo que não tem nada a somar.

    Abraços.

    Blog Ansiedade Feminina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Anny, tem muita gente que faz por machucar mesmo.
      Eu também não publico comentários ofensivos!
      Beijos!

      Excluir
  2. Odeio ser falsa. Por isso, sempre que eu comento eu coloco a minha opinião. Tento ser bem delicada, mas sempre dou um toque pra melhorar e tals. Todas as pessoas deveriam receber bem uma crítica construtiva, mas isso não acontece, infelizmente. Eu recebo muito bem. Sempre que alguém me dá um toque, eu vejo o que posso mudar e tal. Como este meu blog é novo, ainda não recebi comentários ruins e nem críticas construtivas, mas nos meus antigos blogs eu sempre recebia e sempre gostava de receber críticas construtivas, pois isso ,e fazia mudar e melhorar.

    Jéssica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Pois a bloguesfera precisa de mais leitoras como você ^^
      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Ludimara
    Eu concordo com você, tem pessoas que acham que fazer um blog é "ficar brincando de não fazer nada" e não é bem assim!
    Tem que saber criticar e não humilhar, é sempre bom quando alguém faz uma crítica construtiva em meu blog porque é sinal que preciso melhor mais e mais.
    Bjus
    Jaque

    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Jaque, existem maneiras de dizer as coisas!
      Beijos

      Excluir
  4. Essas criticas destrutivas são horríveis néh? poxa se uma pessoa não concorda pelo modo que você pensa ou as fotos que você publica no blog,porque ao invés de publicar um comentário destrutivo,porque não publica um comentário construtivo que mostre aonde você poderia melhorar não é verdade?
    porque na minha opinião pessoas que fazem comentários destrutivos são pessoas com mentes pequenas.
    bjus flor
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Erika! Muita gente acha melhor xingar do que ajudar, e isso é muito triste!
      Beijos!

      Excluir
  5. Um comentário sincero vale mais que mil elogios falsos! FALOU TUDO!!!
    Se eu gostei do post? COM CERTEZA!

    sério, estou sem palavras.... e é verdade, muita gente não sabe receber crítica, agente fala para o bem da pessoa, para ajudar os próprios leitores e a pessoa vem com mil pedras na mão. E já tem outras que vai só no post para dizer "lindo, gostei" sem ao menos ter lido nem o "olá meninas" e deixa o link dela, também não curto isso, e sempre que vou ver algum blog se estou sem tempo para ler os post apenas sigo o blog e depois com mais calma vejo tudo direitinho do que ser hipócrita e dizer que gostei do post.

    Mas no sério, curti demais esse post, beijos.
    Ah, e caso queira visitar meu blog, tai ai o link:

    http://ianaborja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iana, que bom que você gostou e que eu não sou a única que sofro com esse tipo de comentário!
      Beijos!

      Excluir
  6. Adorei seu post, acho que isso vem acontecendo cada vez mais. Crítica destrutiva só faz quem não sabe fazer melhor. Gostei muito do seu blog e estou seguindo. Se puder dá uma passada no meu blog, tem um DIY ^^ http://cadaversomeu.blogspot.com.br/2014/01/diy-cofre-de-vidro.html

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, temos q estar preparada mesmo
    Um bom final de semana
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jessih, pra você também!
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá Ludimara, o post é muito bom, infelizmente estamos acostumados a receber sempre elogios de outras blogueiras e pode ser que isso seja prejudicial porque muitas vezes deixam de expressar o que realmente elas pensam e isso pode fazer que nós deixemos de melhorar.
    Uma crítica construtiva acho que sempre deve ser bem vinda!
    Bjs e td de bom!!

    comjeitodemeninalinda.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Adorei o post!!!
    Acho que quando temos um blog, estamos colocando nossa cara a tapa e aparece de tudo na internet, porém não aturo falta de educação.
    Eu concordo que uma crítica construtiva é, muitas vezes, melhor do que as falsidades presentes nesse meio.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não aturo falta de educação mais, modero todos os comentários!
      Beijos!

      Excluir
  10. Já recebi críticas dos dois tipos, no começo me sentia mal, mas agora nem ligo!

    instagram.com/rockcomluxo
    www.rockcomluxo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria ligar para as críticas construtivas, pois isso significa que a leitora se importa com o seu blog!
      Beijinhos!

      Excluir
  11. Muitas pessoas que postam o que querem nem sempre estão dispostas a ouvir críticas, acho que este tipo de pessoa que não esta disposta a CRESCER não é blogueiro. Na verdade Blogueiro que é blogueiro melhora e muito com críticas construtivas, sinal que existem pessoas ligadas no seu Blog e que gostaríam que você melhorasse o conteúdo do mesmo claro. Críticas destrutivas para mim são unicamente fruto de inveja e não costumo dar bola e nem publicar-las.

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Leca, blogueiro tem que estar disposto à ouvir criticas construtivas para poder crescer. E as destrutivas também concordo que são fruto da inveja!

      Beijinhos!

      Excluir
  12. Quando a gente cria um blog, fazemos isso (ou deviríamos fazer) pelos leitores, pelas pessoas que vão ler nossos posts e gostar ou não do nosso trabalho, e isso claro quer dizer que vão ter pessoas que vão criticar para ajudar e esse tipo de comentario deve ser valorizado e não retribuído como se fosse uma ofensa! é oque eu acho...
    http://amandacristina14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Amanda, e olha que tem muita blogueira se achando perfeita por aí, e quando recebem uma crítica construtiva sai logo atacando.
      Beijos!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...