"Vida e opinião de uma mulher de fases"

10 março 2014

Com cheiro de neguinha!

"A dor dos Judeus choca a nossa gera piada!(Bang - Emicida)

Há duas semanas, lendo as noticias eu fiquei chocada com uma frase dita por uma menina do BBB. Não eu não estou chocada por um dos integrantes ter conseguido formar uma frase (preconceito?) e sim pelo conteúdo infeliz da mesma. Ela disse o seguinte  "Eu tenho um pouco de negra. Se eu não usar desodorante, fico com cheiro de neguinha". Antes de venham me dizer coisas tipo "Ah não pode chamar negro de negro?" Eu quero explicar que minha indignação não foi pela palavra "neguinha" em si e sim por ela dizer que negro fede e branco não. Que historia é essa?

neguinha, morena

Quando eu morava no Brasil eu pensava que racismo não existia (ou melhor, tentava pensar assim porque doía menos), até eu vir morar na Europa e ver o que era um preconceito descarado, foi quando eu percebi que o negocio no Brasil, é que aí, o racismo é velado. Sim, as pessoas dizem não ser racista porque isso é o certo a dizer, mas quem nunca ouviu frases como "Não faz serviço de preto não"? Gente isso é racismo! Dizer que alguém trabalha melhor ou pior, fede ou não só visando a cor da pele, é racismo. É como dizer que todo gay é promiscuo e todo padre é pedófilo, um clichê triste que ainda vive na boca do povo. 

Leia: Bullying, os dois lados da moeda

Aí vem alguém dizer "Mas os próprios pretos são racistas", vivemos em uma sociedade onde ser branco é o correto, onde ter nariz fininho e cabelo liso é ser bonito, porque se você tem narigão e cabelo crespo (conhecido por muitos como duro, pixaim, a prova d'água, etc) você é considerado feio e quem quer ser considerado feio? Quem quer se sentir marginalizado? Ninguém, por isso que muitos pretos tentam fugir das suas origens, claro que vamos querer ser brancos porque é isso o que a sociedade nos ensina, disfarçar nossa negritude para parecermos mais humano, a final "somos macacos".

máscara rei do pop

Até quando viveremos nos escondendo? Com mais de 50% da população negra eu não sei como ainda não começamos a nos impor perante a repressão (sem ser no dia da consciência negra). Está na hora de falar para o segurança da loja parar de te seguir quado você sai para fazer compras, está na hora de botar a boca no trombone quando alguém te falar para não fazer "coisas de preto", já passou da hora de realmente lutarmos pela nossa liberdade, a liberdade mental, psicológica e social, porque em 1881, infelizmente a única liberdade que conseguimos foi a física, e isso só até sermos parados por um policial.

28 comentários:

  1. Acho um absurdo essas pessoas que rotulam os outros. A qualidade de uma pessoa não se define por cor, gênero ou tipo, mas sim pelo jeito de agir e pensar. Infelizmente existe muito preconceito por partes de pessoas ignorantes.
    roarteestilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rô, infelizmente ainda existe muita gente ignorante no mundo :/
      Ainda falta muito por conquistar!
      Beijos!

      Excluir
  2. Infelizmente parece cada vez mais difícil as pessoas largarem seus preconceitos e se preocuparem com o que o outro é, por dentro.

    Beijos,
    Tati.
    Espadati - Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo contrário, Tati, com o tempo tem melhorado, porém o racismo ainda existe!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Lud!
    O preconceito existe sim e é bem como você falou! Mas educação vem de berço, e graças a Deus eu tive uma mãe maravilhosa (que era branca, loira e de olhos verdes) que me ensinou a dar importância para o caráter das pessoas, independente da cor, opção sexual e etc.
    Enquanto esse tipo de comentário não receber punição eles vão continuar aparecendo... triste!

    Bjxx
    Blog Makes da Mi // Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sábia a sua mãe, Miriam!
      Realmente precisamos de mais punição, ou pelo menos que cumpram com o que diz a lei.
      Beijos!

      Excluir
  4. Eu acho que é o pior tipo de sentimento, aquele que faz as pessoas se enxergarem diferentes ou melhores uma das outras. Tenho me sentido muito triste coma s últimas demonstrações de racismo que tem surgido ultimamente, aquele ator que foi preso, o Tinga... só desejo que isso possa mudar.
    Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Paula, as coisas só mudam quando começamos a tomar atitude, a encarar o problema de frente, a denunciar o crime.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee Ludimara!!
    Acho um absurdo ainda existir qualquer tipo de preconceito acho que as leis deveriam ser mais severas para que as pessoas pudessem pensar mais antes de cometer esses absurdos!!
    Beijos minha linda
    Sil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Silvana!
      Beijinhos!

      Excluir
  6. Concordo com você !!! Mas confesso que às vezes me pego tendo pensamentos preconceituosos quando vejo uma mulher bonita com um homem feio, por exemplo... é difícil, ninguém é perfeito, nem está livre de ser preconceituoso, mas é preciso continuar tentando. bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verônica todo mundo tem algum tipo de preconceito, eu também tenho, só que devemos tentar mudar isso primeiro em nós e depois nos outros.
      Beijos!

      Excluir
  7. Um absurdo o comentário da acéfala participante do BBB!

    E a verdade é que vivemos em um país extremamente preconceituoso, machista, homofóbico e misógino!

    A nossa luta pra mudar é todos os dias, não podemos aceitar este tipo de preconceito em pleno século XXI!

    Eu luto todos os dias para ser diferente e construir uma história melhor!

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ´Verdade Bella, nossa luta tem que ser diária e constante, não adianta lutar só no dia da consciência negra.
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu não sei qual o pior preconceito: o encubado ou descarado sabia? Não tinha que existir nenhum dos dois! Tenho uma amiga negra que é linda, usa aquele cabelão dela todo pro alt, super chamativo, arrastando olhares por onde passa!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carol, é difícil conviver com os dois tipos :/
      Beijos!

      Excluir
  9. Amiga eu faço ballet e lá que é a negra eu e só tem eu
    eu acho as vezes que nós negro devemos e sabemos fazer tudo
    para me preconceito zero não tenho vergonha da minha cor ao contrario
    eu amo a minha cor.
    tenha uma semana abençoada
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  10. É tão bom ver a valorização da cultura negra, e triste saber que tem pessoas que julgam as outras pelo tom da pelo coisa ridicula. amei o blog e ja estou seguindo bjs, http://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, que bom que você gostou, obrigada por seguir!
      Beijos!

      Excluir
  11. Achei espetacular seu texto, sua visão, infelismente é assim que algumas pessoas agem, são hipócritas dizem não ter racismo, mais sempre descriminam , tem o pre conceito das pessoas,parabéns pelo post, amei.
    www.girlsteensgn.blogspot.com.br se puder seguir agradeço, ja estou seguindo.

    ResponderExcluir
  12. Que absurdo isso! O Brasil realmente não se enxerga, a maioria de nós tem uma parte que veio da África, nossos costumes, nossa mistura. Todo mundo diz que racismo aqui não existe e é uma super mentira. Beijo

    Francesinha à Brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katriny, como disse no post, o racismo no Brasil é incubado, o povo finge não ser racista mas é!
      Beijos!

      Excluir
  13. Nossa, não consigo discordar em nada do que foi dito. A verdade é que realmente crescemos, mesmo em pleno século 21, com a ideia de que ser branco e viver nos padrões de beleza dos brancos é o correto. Acho muito feio isso. Adoro quando eu vejo, por exemplo, uma morena com os cabelos naturais. Acho que cada um tem a própria beleza, e não é porque de fulana é diferente da minha, que a dela é feia. O pior é ver por aí atrizes maravilhosas, por exemplo a Taís Araújo, que são talentosas e lindas e ainda existir um preconceito do tamanho do mundo. Um dia espero que isso acabe, porque realmente, o preconceito está nos olhos de quem vê, e tem gente a beça vendo.

    La Diabolique/Fan Page/Instagram do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sammy, quem dera todo mundo pensasse assim!
      beijinhos!

      Excluir
  14. Infelizmente em todos os lugares existe preconceito,no Brasil é o mascarado,que a maioria tem mas não assumem,enquanto o mundo for mundo,sempre vamos ver um negro falando que já foi vítima de preconceito racial ,já perdi as contas de quantas vezes fui julgada pela cor ,pelo cabelo crespo e por ser gordinha ...http://www.simonebastos2007.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que sempre existirá alguém que se ache superior por algum motivo, porém, devemos lutar para que essas pessoas sejam punidas ao oprimir aquele que é diferente!
      Beijinhos!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...