"Vida e opinião de uma mulher de fases"

24 março 2014

Por onde e como começar a transição

Muitas meninas ainda tem dúvidas sobre como voltar aos cachos/crespos e por isso eu decidi falar sobre isso. 

Praticamente tudo isso já foi falado aqui no blog, mas eu quis fazer um resumo geral para quem não entende nada do assunto (pois um dia também já estive perdida nessa área).
OBS: com química me refiro à alisantes, progressivas e tudo que é usado para deixar o cabelo liso.


Caso prefira ver o vídeo, vá para o final do post.

O que é a transição capilar? É o momento em que você deixa de usar química nos cabelos, até quando você corta toda a parte alisada e deixa somente o natural. 
Eu comecei a minha em setembro de 2013 e agora, esse mês eu decidi fazer o Big Chop.

O que é o Big Chop (BC - grande corte)? É cortar toda a parte com química do cabelo e deixar só o natural. Muitas meninas começão a transição e não aguentam ver duas texturas no cabelo (tipo uma parte enrolada e outra esticada), então elas decidem cortar tudo de uma vez ou raspar. Você também pode passar pela transição e ir cortando o cabelo aos poucos, da forma que você achar melhor e principalmente da forma que te faz sentir bemEu por exemplo, como já levava uns 2 anos sem química, porém só 7 meses sabendo que estava em transição, quando eu fiz o BC meu cabelo não ficou tão curto assim.


Outro termo que quero falar para vocês é o cronograma capilar. Muita gente acha que ele vai salvar o seu cabelo e basicamente o cronograma em si é uma forma de você organizar os cuidados capilares que você tem. Ele está constituído por:
  • Hidratação, serve para repor, através de vitaminas  a água que o seu cabelo perde.
  • Nutrição, serve para alimentar os seus fios, através de óleos.
  • Reconstrução, serve para dar força ao seu cabelo, através de proteínas. (deve ser feita depois da H e N e nunca duas R seguidas). 
Não existe uma fórmula mágica que funciona em todos os cabelos! Nem sempre o que funciona no meu, funcionará no seu, então você tem que ir testando e ver o que o seu cabelo gosta e precisa.

O que é leave-inÉ um tipo de creme sem enxágue só que mais profissional, aquele próprio para pentear o cabelo


Posso deixar de alisar o meu cabelo e continuar passando prancha e fazendo escova? Se sua intenção for voltar aos cachos: NÃO! Não é que você não possa, mas você não deve fazer isso porque não vai definir os cachinhos. Vai demorar muito mais, você terá que passar por uma transição dobrada, pois quando ele estiver grande não terá tanta definição, isso sem contar que a prancha acaba com o cabelo. Portanto eu considero melhor deixar crescer natural e ir fazendo texturizações.

Texturização é dar forma ao cabelo, fazer ele enrolar com diversas técnicas, como por exemplo o dedolis (pegar mexinha por mexinha e ir enrolando com o dedo). 

Finalização é o processo final de quando você arruma seu cabelo. Geralmente é feito com leave-in somente, ou combinado com gel e/ou óleos finalizadores.

frases chanel, crespa

Quando você deve fazer o BC? Quando você se sentir bem, se sentir preparada.

Umectação. Tem muita gente que confunde dizendo que umectação é uma coisa e nutrição é outra coisa. Não! A umectação é encharcar o cabelo com óleo vegeta e esse processo é só uma forma de nutrir os fios.


Por onde começar? Deixando primeiro o alisamento. E de preferência a prancha também, porque senão seu cabelo vai crescer fraco, quebradiço e sem definição. Depois é aprender a tratar dos fios com o cronograma capilar ou se você não quiser seguir um cronograma, pode ir hidratando e cuidando do seu cabelo, que é mais importante do que seguir qualquer ritualzinho imposto.

Quando a gente quer mudar algo no nosso cabelo é muito importante ler e aprender coisas e não só ficar escutando a opinião de outras pessoas, porque é o que eu disse, nem sempre o que dá certo para um funciona para o outo. Também é bom conhecer os ingredientes que são nocivos ou benignos para o cabelo. 

Para passar pela transição é necessário ter AUTOESTIMA, muito pé firme, saber o que você quer e não fazer porque está na moda ou porque outras meninas fizeram, você tem que ter certeza do que você quer porque se não você não vai aguentar. 


Tenham coragem, sejam persistentes e principalmente se amem!

Veja o vídeo: 


Se inscreva no canal: 



Gostaram do vídeo/post? 
Besitos!

16 comentários:

  1. Nossa amiga quantas dicas legais. Eu tenho o cabelo com quimíca pois faço proguessiva sempre e amo deixá-los lisos. Mais acho bem legal quem já passou por todo esse processo de quimíca e quer voltar ao cabelo natural. Meus parabéns pela a força de vontade e garra para ter os cachinhos de volta.
    Beijos!!
    http://belezaemsintonia.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Depois de todas as maluquices que a gente faz com o cabelo, só com muita paciência pra ele voltar a ser como antes e muitos cuidados tb. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Adriana, só com muita paciência e cuidados!
      Beijos!

      Excluir
  3. Para quem quer começar, seu post está ajudando paaaacas! Excelente ideia.
    Estava passeando pelo seu blog e ele é uma fofura!

    Adorei tudo rsrs
    Bjbj
    Dá uma passadinha no meu, uhn? ;]
    http://eunaoqueroir.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu estava fazendo transição no meu cabelo... Usei trança por mais de 1 ano e a raiz do meu cabelo tinha crescido 4 dedos, não tava achando coragem para cortar as pontas com química (BC),,, Quando deu a louca em mim e resolvi relaxar a raiz e colocar o mega novamente! Vamos ver o que vai dar!!!
    Beijão

    thatapower.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, acho que o mais importante é você estar bem consigo mesma e não se seu cabelo é natural ou alisado etc.
      Beijos flor!

      Excluir
  5. Sempre que eu vejo essas postagens de transição eu fico pensando que é realmente muito importante e interessante. Eu acho muito mais bonito uma mulher negra ou morena de cabelos cacheados naturais. Acho que é realmente charmoso e que fica tão natural que acaba sendo muito mais bonito que o liso de salão.

    La Diabolique/Fan Page/Instagram do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy, eu acho bonito uma pessoa que se sente bem consigo mesma, seja com o cabelo enrolado ou alisado.
      Beijão linda!

      Excluir
  6. Post ótimo Lud, ajudará a muitas meninas que estão nesta fase de transição, mas acho que não me adaptaria, já me acostumei comigo assim e imagino que se voltar a cachear será um baque e acho que perderei um pouco minha identidade.

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Leca!
      Como disse isso tem q ser uma decisão da pessoa sabe?! O importante é se sentir bem!
      Beijos!

      Excluir
  7. Joy Barbosa19 abril, 2014

    Amei o post Ludi, só me deu mais confiança para continuar e assumir meus cachos, eu dou química no meu cabelo desde os meus 11 anos de idade, sempre tive o cabelo bem cacheado e volumoso, eu queria soltar os cabelos sem me preocupar se ele estava volumoso ou não, minhas amigas com quem cresci sempre tinham o cabelo super liso ou aqueles cachos soltos e sem volume, eu sentia um pouco de vergonha do meu cabelo então fazia tranças ou andava com ele preso, minhas amigas achavam ele lindo e tal, mas eu não e também tinha aquela tia que falava "fulana tem o cabelo ruim que nem você e blah blah blah" então eram comentários do tipo que me colocava sempre pra baixo né e ter cabelos cacheados é super complicado, o cuidado é triplicado (mas hoje eu sei que vale a pena <3). Enfim, a quase um ano atrás meu cabelo começou a ficar fraco, sem brilho e quebradiços e eu fiquei louca com isso, não sabia o que fazer, mas sabia que a culpada fui eu porque era química atrás de química, então fui obrigada a parar de alisar, pintar, passar prancha e enfim, nenhum tipo de coisa que deixasse meu cabelo mais fraco, meu cabelo não parava de quebrar, cortei então a cima dos ombros, mais depois de tantas químicas ele tinha ficado liso e sem vida, depois de meses sem nenhum tipo de química e de muitas hidratações pra repor o que meu cabelo estava precisando, ele cresceu e começou a ficar todos os fios de tamanhos iguais, crescia ali e eu cortava aqui e quando fui ver ja estava na altura dos ombros e cacheados completamente, dei uma hidratação que deixaria ele liso mais durava 2 meses apenas e eu iria fazer novamente quando meu amigo viu minha foto de cabelo cacheado e disse "você está linda assim, prefiro tu assim do que com o cabelo liso, combina mais com você e sua personalidade, na verdade você é linda de qualquer jeito" ai fui em frente ao espelho e comecei a me olhar e percebi que ele estava certo, então comecei a soltar e deixar ele cacheado, todos me elogiaram e tal, então resolvi assumir meu cachos, hoje eu sei como posso cuida-lós, tenho mais paciência e sem contar que é ótimo estar livre de químicas, porque quando a raiz do cabelo começava a crescer era um desespero, mas hoje não sou livre e assumo os meus cachos. Acho que isso é questão de personalidade e auto aceitação, todos colocam um padrão de beleza perfeito e às vezes caímos nessa e ai começo o auto preconceito, não importa se é com cabelo ou com o corpo, temos que entender que o padrão perfeito não existe, imagine só se todos tivessem o mesmo cabelo, o mesmo corpo, o mesmo rosto, Deus me livre. Enfim, parabéns por o seu trabalho e obrigada por me ajudar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Joy, amei receber seu comentário, de verdade fico muito feliz em saber que meu trabalho tem ajudado outras pessoas!
      Sinceramente nem sei bem o que responder ^^, obrigada por compartilhar sua história é uma honra colaborar para que mais pessoas se amem e parem de buscar o padrão perfeito!
      Beijinhos e volte sempre, qualquer coisa é só falar!

      Excluir
  8. Oi flor... tô passando pela transição e realmente nao é fácil não viu,mais post como o seu me dão cada vez mais força ,tá ficando lindo meus cachinhos!! bjos to ligadinha aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vocês está gostando Poly!
      Beijos!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...