"Vida e opinião de uma mulher de fases"

15 maio 2014

Como fazer um sorteio no seu blog ou rede social

"Sorteios são ótimos, bons sorteios são melhores ainda!"

Os sorteios estão com tudo, não só na blogosfera, mas também em todas as redes sociais. Eu, por exemplo, sou mais uma de muitas viciadas em ganhar coisas pela internet, e sempre busco um ou outro sorteio para participar, com isso encontro muitos absurdos rolando por aí, talvez o nome desse post deveria ser "Como fazer um sorteio DESCENTE no seu blog", porque é isso o que quero falar hoje. Venho adiando escrever sobre o tema há muito tempo, mas cheguei a conclusão que se ninguém falar, ou tentar ajudar, as situações chatas continuarão acontecendo.


trevo de 4 folhas

Compromisso!
Antes de qualquer coisa, para fazer um sorteio ou concurso o que você precisa é ter compromisso e respeito com seus leitores ou seguidores. Não adianta nada sair falando que vai sortear um milhão de coisas e no dia do sorteio, não anunciar ganhador ou o seu post desaparecer. Esse tipo de coisa só queimará o seu filme, porque as pessoas te cobrarão pelo sorteio e ao ver a sua desonestidade elas farão questão de espalhar para todo mundo. Eu sou a primeira em parar de seguir as redes sociais de quem faz isso!


O que sortear?
Geralmente os prêmios são relacionados ao tema do blog ou rede social. Por exemplo, se for um blog sobre livros, o melhor prêmio é um livro (ou quantos você quiser), no caso de um blog feminino produtos de beleza (maquiagem, cremes para cabelo, perfumes, esmaltes, kits com um pouco de cada coisa, etc). Se o seu blog alberga diversos temas, você tem mais opções de prêmios, mas se isso te deixa ainda mais na dúvida, uma ótima dica é perguntar para os seus seguidores o que eles querem que você sorteie.


Qual plataforma usar?
Existem várias formas de fazer sorteios. Eu já usei o  formulário do Google Docs e o Random para sortear o número, e agora estou usando o formulário da Rafflecopter (veja como participar de sorteios por esse sistema aqui). Porém você pode usar aplicativos no Facebook, ou até mesmo usar a área de comentários para as pessoas se inscreverem.


Quais regras colocar?
Acho que essa é a parte que mais fazem com que os sorteios fracassem. Pense nos sorteios que você participa, você gostaria de cumprir 50 regras só para ganhar um lápis de olho? Claro que não! Então não faça um sorteio no qual nem você participaria!
Eu particularmente, sou do tipo que amo as chances extras em um sorteio, e odeio regras obrigatórias, por isso eu sempre coloco aqui do blog no máximo 2 regras obrigatórias (sem contar o "preencher formulário", que isso é algo lógico em qualquer sorteio) e várias chances extras, pois essas últimas dão mais expectativa para a pessoa participar, já as primeiras dão uma ideia de exigência. Lembrando que quanto mais regras obrigatórias você colocar, melhor tem que ser o prêmio, ou as pessoas desistiram de se inscrever. E ainda que seja um prêmio ótimo, modere um pouco as exigências, pois não adianta sortear uma Naked e colocar 5 regras obrigatórias (e se for réplica eu nem preciso dizer que tem que exigir menos ainda).


"Mas meu objetivo é ganhar seguidores e esse prêmio me custou dinheiro!"
Vejo muitas pessoas com essa visão, mesmo que elas não falem explicitamente isso, da pra notar quando a pessoa pensa assim. E acho justo até certo ponto, mas você também tem que pensar que ninguém te obrigou a fazer um sorteio e se você faz é para outras pessoas participarem, então você também tem que ver o lado delas, afinal, sorteios tem aos montes na internetBusque se inspirar em sorteios dos quais você já participou ou participa. Preste atenção no que te fez se inscrever neles e você terá uma noção a mais de como fazer um bom sorteio para o seu blog.

Se inspire nos sorteios que já rolaram aqui: 

Créditos

Tempo do sorteio
É muito importante informar ao leitor a data do sorteio, isso é algo básico, mas vejo muitos sorteios sem essa informação por aí. A respeito do tempo a se deixar um sorteio aberto, tudo depende do prêmio, por exemplo nos meus sorteios com prêmios mais caros eu costumo deixar 2 meses e acho que esse deve ser o máximo para um sorteio, pois é um tempo justo para os participantes não cansarem e também te dá margem para ganhar mais seguidores. Já vi sorteios de um kit Mary Kay (3 coisinhas) com uma duração de quase um ano haha, e ainda por cima a pessoa desistiu do mesmo. Sorteios muito duradouros, dão a sensação de falta de compromisso, de enrolação, por isso é melhor não se estender muito!


Se explique
Deixe claro quais são as regras, quais as chances extras, a data, o prêmio, o número de ganhadores, a forma de sorteio, como será entregue e tudo que você achar necessário explicar. Eu sempre faço um post enorme, pois gosto de deixar tudo bem explicado para que não haja mal entendido. 


Publique o resultado
Sim, ainda tem gente que quando sai o resultado do sorteio não comunica nem à ganhadora. Agora me fala para que pedir o e-mail da pessoa se não é para avisar que ela ganhou? Fazer um post sobre o resultado do sorteio é uma forma de dar a conhecer o vencedor e também de mostrar que você é uma pessoa responsável e confiável.




Mostre que o prêmio foi entregue
Uma coisa que eu gosto muito é quando a ganhadora recebe o prêmio e me manda um e-mail com foto falando o que achou do prêmio, do sorteio etc. Eu sempre faço um post sobre isso, pois acho legal que as pessoas vejam como terminou tudo, que o prêmio foi entregue etc. Em cada sorteio eu aviso que ao participar do mesmo, a leitora se compromete a enviar a foto do mesmo (caso ela seja a ganhadora), e eu não vejo porque o seu leitor ou seguidor não faria o mesmo, pois é como uma troca de confiança, ele confia que você será honesto em realizar o sorteio e você confia que ele te enviará a foto do mesmo caso ganhe. Além disso você sempre terá o seu e-mail e o comprovante dos correios para poder provar que enviou direitinho. 




Essas são as dicas que considero essenciais para um bom sorteio, espero que vocês tenham gostado e que esse post sirva de ajuda!
Besitos!

12 comentários:

  1. olha foi super útil estas informações de sorteio, amei!!! bjos
    http://alessandraaraujomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas dicas! Foi muito útil essas informações para mim pretendo utiliza-las no meu blog, se puder faça uma visitinha pra gente.

    Viviane Almeida
    Administradora do Bíblia em Foco
    Blog: http://bibliaf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas. O blog faz niver esse mês e eu estou justamente pesquisando e analisando a possibilidade de um sorteio.
    Adorei o post!

    Bjão,
    Pri
    pareinos25.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Priscila! Beijinhos!

      Excluir
  4. Simplesmente adorei as dicas estou pesando em fazer um sorteio daqui uns dias e certamente seu poste mim ajudou muito.
    Obg!

    se quiser da uma olhadinha no meu blog!
    http://laiannycosta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que o post foi de ajuda!
      beijos!

      Excluir
  5. Amei, vou fazer um sortei MUITO LEGAL logo logo no meu blog!!!!!! Convido de já todos para darem uma passadinha por lá! www.maesnaodormem.blogspot.com.br

    :*

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas dicas...as seguirei com certeza. Bjs
    http://minhascomprasnachina.com.br

    ResponderExcluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...