"Vida e opinião de uma mulher de fases"

12 agosto 2014

Emma

Oi femininas, tudo bom?
Quem acompanha o blog sabe que eu amo ler e que "Orgulho e preconceito" se tornou meu livro preferido, com isso  eu tomei a decisão de ler todos os livros escritos pela autora do mesmo, Jane Austen. Um desses livros é "Emma", o qual comprei e mostrei pra vocês nesse post aqui e hoje venho trazer a resenha dele pra vocês.

emma e flor

Titulo original: Emma
Autora: Jane Austen
Ano de publicação: dezembro de 1815 
País de origem: Reino Unido
Nota: 1/5

flor rosa

Sinopse (da contracapa, traduzida por mim): Emma Whoodhouse não é a típica heroína de Jane Austen: não é dependente, não tem um status e uma economia precários, e não precisa, para assegurar seu futuro, caçar um marido (se possível um que a ame e que ela o ame). Ao contrário, é jovem "inteligente, bela e rica", que não aspira ao matrimonio "uma mulher solteira dona de uma boa fortuna é sempre respeitável", e que rege como por direito natural os destinos da pequena comunidade de Highbury. 

Jane Austen dizia que uma jovem assim "só poderia gostar a mim";. Talvez fosse consciente de que estava convertendo em protagonista, por primeira vez na história da novela, a uma mulher que, antes de alcançar esse "requintado tremor de felicidadeque coroa as emocionantes peripécias de suas heroínas, deveria se submeter ao principio socrático de conhecer a si mesma.

Emma é uma fulgurante comédia de equívocos, cheia de ocultações, intrigas e erros que muitas vezes inspiram vergonha alheia, mas na que o sentido do ridículo serve como veículo para o acerto, a franqueza e a sensatez. "A arte de Jane Austen, disse Thorton, Wilder en 1938, é tão consumado que esconde seu segredo. Você pode olhar com lupa suas novelas, revirá-las, desmontá-las; nunca saberás como estão feitas." Essa tradução de Sergio Pitol se acompanha com as célebres ilustrações de Hugh Thomson para a edição de 1986.

Livro Emma e flor

O que eu achei: Se isso é uma comédia, definitivamente eu não entendo o humor inglês! No vídeo da tag TMI eu falei que tinha começado a ler e que não estava entendendo nada e que iria voltar ao principio. Mas eu não fiz isso, simplesmente continuei e comecei a entender, porém eu não via o sentido da existência dessa história, eu não encontrava a graça e Deus sabe como foi difícil terminar de ler o mesmo. 

Achei a história bem fraca e um pouco exagerada, principalmente com as manias do pai da Emma. Também achei a protagonista sem sal, mesmo com seus defeitos não me despertou uma curiosidade pelo mundo dela, pelo contrário, terminei o livro pensando que aquela comunidade é a mais chata que já existiu. Senti falta de frases legais, pois quando o livro é ruim, pelo menos elas te ensinam algo e fazem valer a pena a leitura, como no livro "Atardecer en Paris". 

Sabe aquelas histórias que não tem foco e você não sabe aonde o autor quer chegar? Pois foi isso que senti, além do mais, achei bastante previsível o final de alguns (pra não dizer todos os) acontecimentos. Eu sou dessas que lê um livro tentando ser mais inteligente que o autor e decifrar o que ele está tentando esconder, pegar as peças soltas e montar o quebra cabeça. E com esse, a cada giro que a história dava, eu conseguia prever  mais ou menos o que aconteceria, porém não é daquelas que te prendem e te fazem pensar "Nossa, que bom que aconteceu isso", ou "Não acredito, chocada!", foi tudo muito "Hum, tá, vamos ver se melhora daqui algumas páginas". Li o livro inteiro pensando que algo realmente interessante e surpreendente aconteceria, me decepcionei!

Livro Emma ilustração flor

Formato e editora: Pra começar a sinopse é bem complicadinha de ler, já vi versões em português muito melhores. Já falei que amo esse formato 21 cm x 14 cm, acho muito confortável pra segurar, porque não é enorme, mas também não é pequeno demais, também não é nem dura, nem mole. Na capa e contracapa tem aqueles marcadores de página grudados, onde vem uma pequena biografia da autora e algumas dicas de livros, respectivamente . A fonte usada é a minha preferida em livros, pois não preciso ficar forçando pra ler. Ilustrações em livros antigos ajudam a que eu me situe na época, isso é um super ponto positivo.

A editora é a Alba e está de parabéns pois o livro é super bem organizado! Tem as páginas numerada dos dois lados, na esquerda, ao lado da numeração, vem o nome do livro e na página da direita vem o capitulo em que estamos, também ao lado do número da página. Os capítulos estão muito bem divididos. O único ponto negativo nesse quesito foi o da sinopse mesmo.

contracapa do livro

Preço: Paguei 12,95 euros, na Casa del Libro. No brasil você pode encontrar em diversos lugares, eu vi no site da Livraria Saraiva por R$27,90. Não entendo porque os livros no Brasil são tão caros!

Apesar do fiasco eu pretendo sim continuar lendo os livros da Jane minha amiga intima e espero ter mais sorte com os próximos!


Vocês já leram? O que acharam da resenha?
Besitos!

8 comentários:

  1. Não lembro se já li algum livro da Jane Austen, mas esse pela resenha nem deu vontade de ler, odeio livros chatos, sem sentido, poderia até ler só para matar a curiosidade kkk.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa, eu não indico não, acho que tem que ser uma pessoa muito "intelectual" pra ler e gostar desse livro, porque definitivamente me decepcionou muito!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do livro, adorei a resenha, tudo bem explicadinho!
    Já li alguns livros que não se sabe aonde autor quer chegar, não gosto muito desses livros :/ Mas fiquei com vontade de ler esse!

    Bjus a resenha ficou ótima! ♥ http://alanacrist.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Alana!
      O que te fez interessar por esse livro?

      Excluir
  3. Nossa, é muito chato quando isso acontece. Nunca li nada dessa autora, mas já ouvi muito sobre "Orgulho e Preconceito". ♥

    Visite-nos! Beijos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orgulho e preconceito é um épico! XD

      Excluir
  4. Li Persuasão por causa do filme "A Casa do Lago", imaginei que seria ótimo e tal, mas me decepcionei. É um livro que vc sabe o que vai acontecer no final, e a história é bem monótona. Queria ler Orgulho e Preconceito, mas depois da minha experiência desanimei.

    DiLua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Persuasão e nem sabia que estava inspirada nesse filme lindo! Agora fiquei com medo rsrs
      Pode ler Orgulho e Preconceito sim, que ele não é tão previsível não, pelo menos pra mim não foi!
      Beijos!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...