"Vida e opinião de uma mulher de fases"

30 janeiro 2015

Cem anos de solidão

Uma das minhas metas pra 2015 (veja todas aqui) é ler um livro por mês e postar aqui. Esse post eu já tinha preparado desde dezembro, mas preferi esperar passar o fim de ano e assim me organizar melhor, mas já estou terminando de ler o livro do mês de janeiro, o qual postarei a resenha em fevereiro e assim sucessivamente.

Em abril de 2014, andando pelas ruas da cidade onde eu moro, eu encontrei um lojinha de coisas usadas que tinha na porta uma mesa cheia de livros, o que me fez entrar para ver se havia algo do meu interesse. Um dos livros que comprei é esse o qual venho resenhar hoje. 

"Cem anos de solidão"
Titulo original: Cien años de soledad
AutorGabriel García Márquez
Ano de publicação: 1967
País de origem: Colômbia
Nota: 4/5


Sinopse: Sob a sombra de incesto, José Arcadio e Ursula, fundadores de Macondo, também fundam uma família. Mais de um século, na aldeia mágica, seis gerações da Buendía repetirão os erros de seus antepassados como uma condenação de sangue...
A fabulosa aventura da família Buendía com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.

"Muitos anos depois, diante do pelotão de fuzilamento, o coronel Aureliano Buendía haveria de recordar aquela tarde remota em que o pai o levou a conhecer o gelo" Com estas palavras começam estes "Cem Anos de Solidão", obra-prima da literatura contemporânea, traduzida em todas as línguas do mundo, que consagrou definitivamente Gabriel García Márquez como um dos maiores escritores do nosso tempo, ganhando o Prêmio Nobel da Literatura em 1982.


O que eu achei: Comecei a ler "Cem anos de solidão" assim que comprei e demorei quase cem anos pra terminar. Comprei esse livro por ser um clássico da literatura, achei que ficaria perfeito na minha coleção e futura biblioteca, mas não sabia muito bem sobre o que era a história e muito menos tinha lido um livro do gênero realismo mágico, o qual achei interessante.  

Me surpreendi muito com o desenlace da história, e os acontecimentos fora do comum. A repetição dos nomes dos antigos integrantes da família nos novos, gera uma confusão incrível com o avanço da história, mas achei fantástico o fato do autor não se confundir e ainda criar histórias para seus personagens de uma forma tão creível e com inúmeros detalhes. É fácil compreender o porque Gabriel García Márquez ganhou um Nobel com esse livro, pois só uma mente brilhante seria capaz de escrever algo assim. 



Por ser de um gênero que eu nunca tinha lido antes, foi bem difícil terminar o livro, ainda assim, eu me senti atraída por saber qual seria o final da história de cada personagem e isso me encorajou para  prosseguir com a leitura (isso e o fato de odiar deixar um livro pela metade). 

Creio que ler algo que estava fora da minha zona de conforto, me fez apreciar a diversidade literária, me deu um outro ponto de vista. Não posso considerar que esse seja meu livro preferido, por vários motivos que eu já citei, mas sim que é uma obra incrível que me fez pensar muito, não só sobre as histórias, como também sobre o mundo real, a forma como vemos a realidade.

Não pontuei com um cinco, porque não foi um livro que me prendeu totalmente a ele e por todos os contras já citados. Porém, isso não significa que outras pessoas não possam encontrar essa obra espetacular. 


Formato e editora: Eu sou do tipo que  investiga todo o livro antes de começar a ler a história, quero saber qual a editora, onde se imprimiu, qual o número da edição etc. Com isso eu descobri que esse exemplar é de um círculo de leitores e sua venda é proibida à pessoas que não participa do mesmo. 

Essa versão veio com uma introdução super longa e chata, seguida da obra e por último uma pequena biografia do autor. Ele veio envolvido com um papel que dá um ar de "antiguidade", sem esse papel, ele tem uma capa dura verde texturizada que também deixa a impressão de livro super importante. 

A fonte é muito pequena, assim como o espaço entre as frases, o que dificulta muito a leitura, pelo menos pra mim, pois odeio esse tipo de fonte, pois me da muito sono ao ler.

Preço: Como já disse comprei em uma lojinha de segunda mão e me custou 5€. No Brasil eu encontrei no site da livraria Saraiva por 34,58€.

O que você achou da resenha? Já leu esse livro?
Besitos!

6 comentários:

  1. Oi Ludi.
    Os livros no Brasil custam muito caro (mesmo comprando no Sebo) e você pagou bem baratinho nesse. Adorei a dica de livro mas acho que não conseguiria ler todo o livro hehehe.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a indicação, ainda não sabia desse livro e já vou anotar aqui para a próxima compra.
    Parece ser muito interessante né?

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante sim Daiana!
      Beijos!

      Excluir
  3. Tenho vontade de ler o livro, mas até então sabia muito pouco dele também, achei legal!!

    ResponderExcluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...