"Vida e opinião de uma mulher de fases"

13 novembro 2015

Dicas para quem quer se tornar vegetariano

Oi gente, tudo bom?
Se eu não me engano, foi no primeiro dia deste ano que eu decidi que me tornaria vegetariana de vez. Pra quem não sabe, eu já tinha tentado deixar a carne aos poucos e não durei nem uma semana. Mas dessa vez eu coloquei na cabeça o que queria e hoje eu venho falar um pouco sobre essa rotina e dar dicas pra quem quiser aderir.

Pra quem prefere ver, tem um vídeo que fiz sobre o tema no final deste post. 

vegetarianismo dicas

Definição e tipos de vegetarianismo
O vegetarianismo é uma dieta que tem como base alimentos de origem vegetal. Existem diferentes formas de seguir esse regime alimentar e aqui vão algumas das mais comuns: 
  • Ovolactovegetarianismo - é o tipo mais popular e é o que eu sigo, por enquanto. Ele consiste em não comer nenhum tipo de carne, mas ovos, leite (e derivados do leite) e mel estão liberados. 
  • Lactovegetarianismo - consiste em excluir carnes e ovos, mas laticínios e mel estão permitidos.
  • Ovovegetarianismo - não se consome nem lácteos, nem carnes, mas sim ovos e mel.
  • Vegetarianismo semiestrito - é o que exclui carne, ovos, lácteos, mas consome mel. 
  • Vegetarianismo estrito - exclui todos alimentos de origem animal.
E não existe essa de "Ah eu sou vegetariano, não como carne vermelha, mas como frango e peixe", se você come carne, você não é vegetariano!

Mas, e o veganismo?
Veganos são vegetarianos estritos e ademais eles não usam NADA que seja de origem animal ou que tenha causado algum tipo de exploração/tortura animal. Como por exemplo o couro, a lã, pele de animais, a seda, os circos com animais, os rodeios, os testes em animais etc.
O veganismo vai além da alimentação, ele é um estilo de vida, ou melhor, um movimento que luta pelos direitos dos animais. 

Muita gente diz que o veganismo é elitista (que prioriza classe média/alta) e realmente ele é, pois nem todo mundo tem acesso a informação suficiente, dinheiro pra consumir produtos veganos ou até mesmo tempo para prepará-los. Por exemplo aqui perto de casa eu posso comprar uma bandeja que vem com uns seis "nuggets" veganos de tofu que são uma delícia, mas custam 2,50 euros. Com esse mesmo dinheiro eu poderia comprar um frango inteiro, então imaginem a dificuldade que seria para uma mulher pobre que cuida dos filhos sozinha.

A parte mais difícil do veganismo (e do vegetarianismo estrito), é substituir os produtos que são feitos com ovos e/ou leite. Até pra você comer um pão é complicado, ou você gasta dinheiro e compra um pão vegano ou você aprende a fazer o seu.

Por ter toda essa dificuldade que muita gente usa outros tipos de vegetarianismo como um processo de transição para poder se adaptar aos poucos até chegar ao veganismo. Tem gente que fica a vida toda nessa transição? Tem, mas não seria esse o sentido real da coisa.

Veja também: Vida Livre de Crueldade


Por onde começar?
O meu conselho é você analisar e ver o que é melhor pra ti. Como falei no começo do post, eu já tentei começar aos poucos e não consegui, não durei nem uma semana, mas de um dia pro outro eu decidi e funcionou.

Pra quem não tem costume de comer muita verdura vai ser muito mais difícil do que foi pra mim, que estou acostumada a comer todo tipo de verdura. Então você tem que observar seu caso, tentar de um jeito e se não der conta, tentar do outro. 

Não adianta também você ficar se lamentando sobre o quão difícil é isso e como a vida é dura e blá, blá, blá. Se joga e faça ou não, mas decida o que você quer, porque não vai adiantar nada e uma hora você vai acabar desistindo e perdendo todo o tempo que você "aguentou". E pelo amor de God, não faça dessa sua escolha uma luta, se é uma decisão que você tomou terá de aguentar as consequências, assuma isso e pronto!


Dicas pra tirar vontade de carne
1. Uma das partes mais difíceis pra mim é a televisão que sempre passa aquelas comidas lindas que chega dar água na boca. Agora já estou mais acostumada, mas o que me ajudava muito quando batia aquela vontade de comer um nuggets, por exemplo,  é pensar em um vídeo que eu vi uma vez sobre como eles preparavam esse alimento jogando os pintinhos vivos em uma trituradora. Então uma dica legal é você ver documentários sobre vegetarianismo e tentar desviar o seu pensamento da comida, para o sofrimento animal.

2. Por que você quer ser vegetariano? Pensar nisso também te ajuda a manter o foco e não cair na tentação.

3. Pensar em alguma comida vegetariana boa. E se possível comê-la rsrsr.

Com o tempo a vontade de comer carne vai diminuindo e você vai sentindo cada vez menos falta dela na sua dieta.

Aprenda a cozinhar!
A resistência pra algumas pessoas será mais difícil do que pra outras, por exemplo, em uma casa onde todo mundo come carne e só você não. Quem mora com os pais também terá maior dificuldade, mas a solução é: aprenda a se virar sozinho! Pare de depender dos outros e de achar que sua mãe/pai tem obrigação de mudar toda sua rotina por uma decisão sua. Ninguém é obrigado a satisfazer seus caprichos!
Existem vários sites com receitas super fáceis e aqui no blog mesmo, eu comecei a postar algumas que eu tenho aprendido também. Use a internet a seu favor! No começo pode ser que as coisas fiquem meio ruins, mas depois você vai pegando prática e elas vão melhorando. Também não precisa começar com a receita mais difícil do mundo vegano, você pode começar com comidinhas simples e fáceis e depois ir subindo de nível.



Eu gravei o vídeo explicando tudinho:



Se inscreva se ainda não estiver inscrito, please!


Espero que este post sirva de ajuda e qualquer dúvida ou sugestão é só deixar seu recadinho aqui nos comentários.
Besitos! 

2 comentários:

  1. Adorei! sempre quis ser vegetariana. Várias tentativas... :( sempre dificil. Certa vez estava tão certa que mesmo tendo churrasco em casa, só comi queijo. A última tentativa durou um mês. Tento, tento, tento, mas enquanto não consigo estou reduzindo o numero de vezes que como carne na semana.
    Querida, estou começando meu blog agora. Quando puder dá uma passada lá!
    www.diariodeumaprincesasemcastelo.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que ainda não conseguiu! Mas talvez pra você seja melhor ir aos poucos, diminuindo a carne do jeito que você ta fazendo mesmo.
      Força!

      Excluir

Eba! Veio deixar um recadinho? Fique a vontade! ♥

Compartilhe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...